segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pós-Graduação Tecnologias e Novas Educações

Módulo I - A dimensão estruturante das tecnologias

- Aulas
A leitura do livro Cybercultura de Pierre Levy nos desafiou a tod@s na segunda aula do módulo, realizamos a leitura sem compreender bem os conceitos, ainda que desafiados a descobrir os significados de cada termo. A sensação que tive foi de que tod@s estávamos em desequilíbrio, porém estimulados a refletir sobre alguns conceitos ligados à Cybercultura: técnica, tecnologia, Cibercultura, Ciberespaço, Inteligência Coletiva, a relação do real com o virtual que por sua vez não se opõe ao real, a diferença entre o analógico e o digital, Interatividade, Interação, realidade virtual.
As discussões nos levaram a perceber a amplitude das atividades que podem ser realizadas através do uso do computador com acesso a internet e da convergência de mídias disponíveis no computador. A maioria das atividades é realizada, sem que realizemos maiores reflexões sobre a dimensão das tecnologias em grande parte das atividades humanas na atualidade.
À medida que Adrianne nos estimulava a pensar sobre os conceitos trazidos por Levy, fomos nos permitindo discutir, desconstruir, errar, arriscar, construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário